Uma notícia publicada no Zumo Blog por Henrique Martins que traz a informação de que o Google não vai mais filtras as buscas na China. Ou seja, ele não vai ceder ao governo, como vinha fazendo, em ter um escritório disponível para as determinações do governo e isso pode significar a parada de operação do Google.cn e dos seus escritórios.





As palavras colocadas no blog corporativo pelo David Drummond, advogado-chefe da empresa, com relação a decisão interna e unilateral da empresa, que não comunicou aos funcionários da China, e que decidiu ir contra a repressão a liberdade da internet e vai conversar com as autoridades para saber em que termos podem operar no país dessa forma e dentro da lei. Segundo a tradução livre feita pela Henrique o texto dizia:
“Esses ataques e a vigilância que eles mostraram, combinados com as tentativas no último ano de tentar limitar a liberdade de expressão na web, nos levaram a concluir que devemos rever a viabilidade de nossas operações comerciais na China. Decidimos que não vamos continuar a censurar os resultados no Google.cn, e nas próximas semanas vamos discutir com o governo chinês bases para continuar operando um mecanismo de buscas sob a lei, se possível. Reconhecemos que isso pode levar ao fechamento do Google.cn e potencialmente nossos escritórios na China.
A decisão de reavaliar as operações comerciais na China foi muito difícil, e sabemos que sofreremos potenciais consequências. Queremos deixar claro que esta ação foi motivada por nossos executivos nos Estados Unidos, sem o conhecimento ou envolvimento dos empregados na China, que trabalharam duro para tornar o Google.cn o sucesso que é hoje. Estamos comprometidos a trabalhar responsavelmente para resolver os difíceis tópicos levantados agora”.
Eu não sei com qual intenção o Google está se colocando numa posição contrária ao governo do país, ameaçando a fechar as suas operações no país. Tudo bem que eles também citem que vários alvos de ataques vindos da China ao Gmail eram ativistas de direitos humanos e que apesar deles terem sido bloqueados e apenas dois foram bem sucedidos, porém somente os assunto puderam ser vistos.
A negociação deve ser boa e ninguém vai querer sair perdendo, apesar do Google já ter se colocado na posição de que de não vai ceder ao governo chinês, mesmo que seja para fechar os negócios na China. Bem, se a Microsoft e o Yahoo apoiarem a ação do Google contra a repressão de conteúdo e a liberdade do povo na internet.
Apesar de que, na minha singela opinião, está arriscado ao governo criar um serviço de buscas obrigatórios que além de filtrar mais o conteúdo, vai fortalecar o “Grande Firewall” que eles tem utilizado. Mas vamos esperar pelos próximos capítulos dessa negociação e de como vai terminar essa estória para o povo Chinês.

0 comentários:

Postar um comentário

* Não escreva Palavrões,ou palavras de baixo calão
* Não Floode Aqui!
* Propagandas serão excluídas automaticamente!

Copyright 2010 Capitão Blogueiro
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger