Turistas e visitantes de Oxford, no sudeste da Inglaterra, que passam na frente da casa de Bill Heine não entendem direito que treco é aquele no telhado. Com a cabeça enfiada na construção, um tubarão de 8 m “decora” o teto da residência. Ele está lá desde dezembro de 1986.
O peixe feioso, virado de cabeça pra baixo, representa um protesto contra usinas e bombas – é o que explica Heine. Ninguém compreende como um tubarão mergulhado no telhado pode ser uma manifestação política. Mas Heine avisa: só vai retirar dali o símbolo de sua luta quando os governo dos países que produzem energia nuclear, para fins pacíficos ou não, destruírem as indústrias que utilizam reação atômica.
Heine montou o tubarão com a ajuda do escultor John Buckley. Ele decidiu fazer a obra quatro meses depois do acidente de Chernobyl, hoje uma cidade no norte da Ucrânia, na Europa Central. Em abril de 1986, um reator da usina, controlada na época pela União Soviética, explodiu durante um teste. O acidente liberou uma nuvem de radiação pelo continente. Estima-se que pode ter matado mais de 60 mil pessoas de câncer.
Heine diz que teve mais uma motivação para o tubarão: a explosão das bombas atômicas no Japão, em Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Mas as nobres intenções de Heine têm opositores em Oxford. Muitos argumentam que a legislação municipal proíbe que sejam instaladas antenas com mais de 5 m sobre as casas. E que a lei não abrange obras de arte – as pavorosas, inclusive. O que seria injusto.
Heine, que instalou uma anteninha ao lado do tubarão, não dá a mínima para os malas. Aos reclamantes, ele mostra um documento assinado pelo Conselho Municipal. Técnicos inspecionaram o tubarão e concluíram que ele é seguro. Não atrapalha a cidade, embora seja feio de doer.
Heine, o persistente, avisa: só vai tirar o tubarão do teto de casa quando o mundo banir a atividade nuclear. Haja energia!

0 comentários:

Postar um comentário

* Não escreva Palavrões,ou palavras de baixo calão
* Não Floode Aqui!
* Propagandas serão excluídas automaticamente!

Copyright 2010 Capitão Blogueiro
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger